Primeiro caso suspeito de morte por Arbovirose neste ano em Moreno

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga 1° caso suspeito de morte por arbovirose em 2018 no Estado de Pernambuco. Caso aconteceu em Moreno, uma mulher de 39 anos que morreu no dia 26 de janeiro com os sintomas da doença. As investigações continuam para a confirmação ou descarte pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras arboviroses em Pernambuco.

Conforme Protocolo, é realizado uma inspeção e investigação domiciliar e hospitalar da morte e das informações complementares do quadro clínico do Paciente.

 

O que é Arboviroses?

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar de a classificação arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela.

 

 

Com informações de Ne10 e minhavida.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *